VÍDEO – Saiba como detectar a mentira nas pessoas

SEGREDOS DA LINGUAGEM CORPORAL

No consultório de psicologia é muito comum vermos pessoas sofrendo com mentiras de namorados, maridos, amigos, parentes. E, ainda que o sofrimento exista e seja real, pode ser tratado. Também é interessante entender porque as pessoas – e nós – mentimos, pois esta é uma das formas de superar as traições, omissões, falsidades e mentiras.

Todo mundo mente?

Bem, precisamos começar compreendendo que todas as pessoas mentem. Crianças quando aprendem a falar, mentem. Idosos e adultos, eu e você também mentimos. Mas por que? Qual é a causa para haver tanta mentira no mundo?

Segundo os dicionários, mentir é dizer algo contrário à verdade, é emitir um juízo, uma sentença falsa. Embora seja bom começarmos dizendo que todos mentem, é igualmente importante falar que isto não quer dizer que seja algo bom, ético e que vá conduzir à felicidade. Logo mais, neste mesmo texto, falaremos sobre a mentira patológica.

Por que as pessoas mentem?

Imagine uma cena, o namorado chega na casa da namorada para saírem. Ao provar a melhor roupa, ela diz:

– Amor, estou gorda?

Existem algumas respostas possíveis e pode ser realmente verdade que ela não está gorda. Mas digamos que esteja, que ela tenha engordado alguns quilos.

O namorado, então, pode dizer:

– Sim, você está gorda (Verdade)

– Não, você não está gorda (Mentira)

As duas respostas, caso ela esteja um pouco mais gordinha, será estranha já que é comum que  mesmo que a resposta seja que não está gorda, a mulher desconfie. E brigue. Se ouvir a verdade, poderá também começar uma discussão.cartão

Mas nos poucos segundos que tem entre a pergunta e a resposta, digamos que o namorado decida mentir. Por que ele faria isto?

Dado o histórico de comportamentos dela, ele rápido avaliaria que a melhor resposta é: “- Não, você não está gorda” pois desta forma ela – mesmo desconfiada – mudará de assunto e não se sentirá ofendida, evitando assim maiores problemas.

Ora, o objetivo da mentira é sempre este: evitar uma resposta negativa, uma resposta aversiva.

A pessoa que mente pensa que é melhor, mais vantajoso dizer uma inverdade do que dizer a verdade. A verdade é sentida como algo que provocará uma resposta pior e desfavorável. Esta é a causa das mentiras.

Tente pensar nos momentos em que você ouviu ou disse: – “Mas porque você não me disse a verdade?”

 

 

#Palestras #Motivação #Liderança #Gestão #Programação #Neurolinguística #RamonBarros #OMentalista #RamonBarros #Oratória #ExpressãoVerbal #Linguagem #Corporal #MicroExpressõesFaciais #Jornalista #Palestrante #Psicanálise #RecordNewsES #HoraNews #Superação #Resiliência #Herbalife #LietoMe #Mentira #Verdade #PolígrafoHumano

#Lectures #Motivation #Leadership #management #NLP #RamonBarros #TheMentalist #RamonBarros #Public #SpeakingandVerbalExpression #BodyLanguage #FacialExpressionsMicro #Journalist #Speaker #Psychoanalysis #ESRecordNews #News #Time #Overcoming #Resilience #Herbalife #LietoMe #LieorTruth #HumanPolygraph,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s